Quando o óvulo é fecundado , o embrião percorre a tuba uterina e se instala no endométrio ,configurando o que se chama "NIDAÇÃO"
O quadro hormonal ocorrente é semelhante ao observado nos dias que antecedem a menstruação, isto é,os níveis de FSH e estrógenos no sangue estão muito baixos ,e o nível de LH começa a reduzir .No entanto após a nidação ,certas células da jovem placenta -estrutura constituída de uma porção embrionaria e outra materna- produzem o "hormônio gonadotrofina coriônica" (HCG), que "substitui"fisiologicamente o LH. Isso mantém estimulaçao de progesterona pelo corpo líteo,fato que impede a menstruação e evita o aborto.
O primeiro indício da gravidez ,portanto, é a suspensão do fluxo menstrual. Até mais ou menos o quartomês de gravidez, a única fonte de progesterona é o corpo lúteo ,estimulado pela gonatrofina coriônica.Por essa época ,o corpo lúteo regride ,e a placenta ,já completamente formada ,passa a produzir progesterona , garantindo a manutenção do endométrio até o fim da gravidez ,
Nenhum comentário:
Postar um comentário